Assim como ocorre com as pessoas, o mau hálito do cão ou do gato pode ser o sinal de um problema muito comum em animais, a doença periodontal. Com o passar do tempo, o acúmulo de alimentos e bactérias na boca dos animais pode causar a formação de placa bacteriana e de uma substância firme que recobre os dentes e a gengiva: o cálculo dentário ou tártaro.
Esse processo causa a inflamação das estruturas periodontais que dão sustentação aos dentes, podendo causar o comprometimento da estrutura dentária e até a perda dos dentes. Além disso, as bactérias presentes na boca dos cachorros com doença periodontal, podem entrar mais facilmente pela circulação sangüínea e causar graves problemas renais e cardíacos. A extração dos dentes descíduos (dentes de leite que não tenham caído) reduz significativamente o acúmulo de tártaro entre este dente e o dente definitivo. As medidas preventivas começam em casa.
A escovação diária apresenta-se também como ótima dica para a prevenção. Mesmo atendendo às medidas de prevenção, a partir dos 2 anos de idade, o tártaro tende a estar presente. Nesta e em outras situações, faz-se necessária a remoção cirúrgica do cálculo dentário.