Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Hérnia de Disco tem tratamento para seu cão!

O que são discos intervertebrais ?
Discos intervertebrais são estruturas que situam-se entre as vértebras da coluna espinhal. São absorventes de impactos conseqüentes dos movimentos de compressão, de rotação (torção) e de dobramento da coluna espinhal. Estes impactos são então atenuados pelos discos intervertebrais, e também em parte por músculos, tendões e ligamentos situados nas proximidades dos discos. Cães e gatos possuem 26 discos intervertebrais ao longo da coluna espinhal, excluindo -se os discos da região coccígea (da cauda), e formam 18% do comprimento da espinha. Os discos são mais largos nas regiões cervical e lombar, e mais estreitos na coluna torácica sendo que esta região é a mais afetada com cerca de 70% dos casos. A doença é popularmente conhecida como hérnia de disco; os cães são os mais acometidos porém os gatos não estão excluídos.
 
-Conseqüências:
A porção superior do anel fibroso é mais delicada que a inferior. Assim que ela se enfraquece, o disco sofre uma protrusão ou inchaço que vai então pressionar a medula espinhal e suas ramificações nervosas localizadas logo acima do disco intervertebral degenerado.Se o anel fibroso se romper, a substância contida no núcleo pulposo entrará em contato com o segmento de medula desta região, ou seja, ocorrerá o que chamamos de extrusão do disco ou uma "explosão" com liberação de fragmentos do disco diretamente na medula espinhal.Tanto a protrusão como a extrusão causam compressão e danos na medula que geralmente resultam em dor, incoordenação de movimentos e até paralisia de 1 ou mais membros.

Dicas que auxiliam no tratamento clínico:
1. REPOUSO ABSOLUTO !
2. PESO !
Se o seu animal estiver gordinho, reduzir o peso dele será muito importante pois o excesso de peso sobrecarrega a coluna vertebral. Menos quantidade de comida será necessária durante o tratamento porque nesta fase os exercícios estarão proibidos e ele terá tendência para engordar.
3. ACUPUNTURA!
4. FISIOTERAPIA!
5. CIRURGIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário