Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Acupuntura em Animais: Prevenir é o melhor remédio!!


Como na medicina humana, a medicina veterinária conta hoje com profissionais especializados para cada tipo de problema que seu animalzinho possa apresentar. A Medicina Tradicional Chinesa é uma técnica milenar que visa restabelecer à saúde do paciente através de um todo, ou seja, do equilíbrio energético sistêmico. Quando o animal está enfermo, os sinais clínicos aparecem porque há um desequilíbrio de energia vital.

Essa técnica consiste na aplicação de agulhas finas próprias para acupuntura, estéreis e descartáveis, na pele dos animais, causando estímulos no corpo, o que leva a uma resposta do organismo, ocasionando a cura de certas doenças ou, ao menos, o seu controle, causando um bem-estar físico e psíquico ao animal.

Quando inserimos uma agulha em um ponto de acupuntura, ela estimula o Sistema Nervoso Periférico, através do nervo aferente, enviando informações aos tratos nervosos medulares. Este impulso chega até o Sistema Nervoso Central, em uma região específica chamada Hipotálamo. O Hipotálamo armazena e libera muitas substâncias químicas, como endorfinas e encefalinas, que são conhecidas por aliviarem a dor. Estes são os opióides do próprio corpo.

A acupuntura é extremamente indicada em determinadas doenças como distúrbios músculo-esqueléticos, neurológicos, digestórios e outras, como coadjuvante ao tratamento de pele, do sistema imune e endócrino. As doenças mais tratadas pela acupuntura são as discopatias (doenças que afetam a coluna) e que normalmente levam ao quadro clinico de paresia/paralesia.

O limiar de dor difere entre os pacientes, porém existem pontos que podem encontrar-se doloridos quando há presença de determinadas patologias. Cada sessão de acupuntura dura cerca de 20 minutos e geralmente são feitas uma vez por semana. O paciente não precisa ser sedado e, na maioria das vezes, apresenta-se calmo e relaxado durante as sessões.

Somente um médico veterinário devidamente qualificado na área de Acupuntura Veterinária poderá utilizar as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa. Existem cursos de pós-graduação “Lato-Sensu” (Especialiazação), todos reconhecidos pela entidade que, junto ao Conselho Federal de Medicina Veterinária, avalia e outorga o Título de Especialista em Acupuntura Veterinária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário